Às vezes os soluços ocorrem porque os nervos que saem do seu cérebro, através dos seus pulmões e estômago estão irritados e causam um espasmo repentino. Um soluço também pode ser devido ao refluxo ácido ou refluxo gastroesofágico. Certos medicamentos também podem causar soluços. Na maior parte das vezes, eles vão embora por conta própria após um curto período de tempo. No entanto, soluços persistentes podem durar meses ou mesmo anos.
Se você está tentando se livrar de um soluço, porque é incômodo ou está sofrendo em longo prazo, existem remédios naturais que podem ajudar.

O Que São Soluços?

Os soluços são reflexos que causam uma contração súbita do diafragma, o músculo primário usado no processo de inalação. O diafragma é o músculo sob seus pulmões. Depois de inalado, o ar abruptamente corre para os pulmões e é interrompido de repente pelo fechamento das cordas vocais, ou glote. Isto é o que faz o som de “hic”, comum em casos de soluços.
Como se Livrar dos Soluços: 8 Tratamentos Naturais
De acordo com uma pesquisa publicada no Indian Journal of Psychological Medicine, um soluço, referido na medicina como singulto, é um exercício muscular programado. Sabemos disso porque fetos e crianças prematuras soluçam com frequência.
Um soluço ocorre quando o nervo vago e o nervo frênico enviam sinais fortes do tronco encefálico aos músculos respiratórios. Os músculos intercostais externos (que correm entre as costelas e ajudam com a respiração) e o diafragma se contraem e causam uma inalação forçada.

Tratamentos Naturais Para Soluços

Você provavelmente já ouviu falar de numerosos remédios caseiros para se livrar dos soluços. A maioria destes tratamentos são destinados a redefinir o nervo vago ou permitir que seu corpo relaxe. Uma ação particular não pode parar seus soluços de uma só vez, você pode ter que tentar alguns destes remédios a seguir até que encontre o que melhor funciona para você.

Estimular o Nervo Vago

O nervo vago ou pneumogástrico, corre do seu cérebro para o seu estômago. Pesquisadores acreditam que a irritação a este nervo pode causar soluços, assim você pode tentar estas ações simples para “restabelecer” o nervo de modo que seus soluços desapareçam. Você pode “irritar” a faringe e assim estimular o vago. Para fazer isso basta beber água fria, mastigar um limão ou comer uma colher de mel cru misturado com água morna.

Relaxe o Diafragma

Outro objetivo é relaxar o diafragma e parar os espasmos ou contrações que causam soluços. Uma maneira de fazer isso é fazer com que o corpo retenha dióxido de carbono, o que pode ser feito segurando a respiração por 10 segundos em um momento ou respirando em um saco de papel.
Respirar em um saco de papel aumenta a pressão parcial de dióxido de carbono no sangue e faz com que o diafragma trabalhe mais profundamente, a fim de trazer mais oxigênio. Isso normalmente ajuda a se livrar dos soluços. Respire profundamente em um pequeno saco de papel, mas pare se você começar a sentir tonturas.

Puxe Seus Joelhos Para o Seu Peito

Puxar seus joelhos para o seu peito irá comprimir o peito, que serve como uma contra-irritação para o diafragma e pode ajudar a parar as contrações que causam os soluços. Você também pode tentar inclinar-se para frente para comprimir o peito. Faça respirações profundas quando você comprimir seu peito e para tentar redefinir os sinais que estão causando espasmos em seu diafragma.

Experimente a Manobra de Valsalva

A manobra de Valsalva é quando você sopra o ar fora de seus pulmões enquanto bloqueia sua boca e nariz. Esta técnica é utilizada para aumentar a pressão do nervo vago, garganta e ouvido. Algumas pessoas usam esta técnica de respiração para parar uma arritmia, mas também pode ajudar a se livrar dos soluços, porque ajuda a redefinir os sinais enviados pelo nervo vago.
Para fazer a manobra de Valsalva, expire vigorosamente o ar fora de si por 10-15 segundos enquanto mantém a boca e o nariz fechados, forçando o ar em direção ao ouvido. A pressão que isso coloca em seus seios nasais vai estimular o nervo vago.
Leia também: “Refluxo Remédios Caseiros Para Combatê-lo“.

Use Óleo de Hortelã-Pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser usado para se livrar de soluços porque estimula o arroto através do relaxamento do esfíncter inferior do esôfago. Ao colocar uma gota no palato da sua boca, você está estimulando o nervo vago e pode provocar um arroto, que pode parar as contrações que levam aos soluços. Dilua o óleo de hortelã-pimenta com óleo de coco ou de semente de uva antes de ingerir.

Tente uma Dieta de Refluxo Ácido

Os soluços persistentes podem ser um sintoma de refluxo ácido. Além de soluços, você pode estar tendo azia, um gosto amargo na boca, boca seca, mau hálito, arrotos e flatulência. Seu corpo está tentando alertá-lo para um problema no seu aparelho digestivo.
Para se livrar dos soluços, reduzindo o refluxo ácido, aumente sua ingestão de fibra para suportar bactérias saudáveis em seu intestino e coma mais alimentos probióticos. Você também pode reduzir a ingestão de grãos, especialmente os refinados, e o consumo de açúcar, comer mais proteína de alta qualidade e reduzir a ingestão de óleos vegetais refinados, como o óleo de canola. Algumas pessoas também acham que bebidas gaseificadas, álcool e alimentos picantes podem levar aos soluços, então faça o seu melhor para minimizar esses alimentos e bebidas em sua dieta.
Coma os seguintes alimentos para se livrar dos soluços que são devidos ao refluxo ácido: folhas verdes, abóbora, alcachofra, aspargos, pepinos, melancia, bananas, frango, abacate, iogurte, óleo de coco, vinagre de maçã e gengibre.

Reduzir o Estresse

O estresse é uma das causas mais comuns de soluços de curto prazo. Da próxima vez que você tiver soluços, pense sobre como está se sentindo nesse momento e se o estresse pode estar desempenhando um papel no desenvolvimento dos seus soluços. Se isso é possível, então tente evitar o estresse em sua vida. Exercitar ou praticar ioga, meditação, oração, gastando mais tempo na natureza ou usar óleos essenciais anti-estresse como de camomila e lavanda, podem ajudar.

Experimente Acupuntura

Estudos de caso mostram que a acupuntura pode efetivamente tratar soluços persistentes, mesmo quando formas convencionais de tratamento não funcionam. A acupuntura é usada para estimular ou irritar os nervos que são responsáveis ​​pelos soluços. Embora não haja estudos controlados envolvendo acupuntura e soluços, algumas pessoas têm sido capazes de cessar seus soluços de longo prazo com esta forma de tratamento, por isso pode valer a pena tentar.

Como se Livrar de Soluços em Recém-nascidos

É comum que os recém-nascidos tenham soluços e geralmente não chegam a incomodá-los tanto quanto incomodam os pais. Para evitar soluços em seu bebê, tente fazê-lo arrotar após uma alimentação. O arroto vai ajudar a se livrar do excesso de gás que pode estar causando soluços. Você também deve alimentar o recém-nascido quando ele está calmo, coloque-o em uma posição vertical por pelo menos 20 minutos para ajudá-lo a digerir e deixe um tempo descansando após a refeição.
Para tratar soluços em seu bebê, tente mudar sua posição, fazer o bebê arrotar ou acalmá-lo. Dar ao seu bebê uma chupeta pode ajudar a relaxar o diafragma e parar os soluços.
Se 10 minutos se passaram e o bebê ainda tem soluços, tente alimentá-la do peito ou na mamadeira. Isso às vezes ajuda a se livrar de soluços.