Foi com muita alegria que os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Doutor Estevão Alves Correa, no Distrito do Coxipó do Ouro, receberam, na manhã desta terça-feira (30 de abril) a equipe do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os estudantes da unidade de ensino, localizada na rodovia que dá acesso à Chapada dos Guimarães, próximo ao Rio dos Peixes, participaram do plantio e distribuição de 250 mudas nativas e frutíferas.
Os olhos atentos às explicações durante a palestra sobre educação e conscientização ambiental, feita pelos profissionais do projeto, demonstravam o interesse em aprender um pouco mais sobre o assunto. Os benefícios de se plantar árvores, como fazer o plantio foram alguns dos temas abordados por Rosiani Carnaiba, engenheira florestal do Instituto Ação Verde, um dos parceiros do projeto.
As crianças são primordiais nesse processo de conscientização e aprendizagem, principalmente para difundir as informações. “Um dos objetivos do projeto é a conscientização da arborização urbana na cidade. A gente tem feito essa educação ambiental nas escolas, com a educação básica porque as crianças são muito mais multiplicadoras, elas absorvem as informações de forma muito mais rápida e colocam em prática logo que aprendem”, explica a engenheira florestal.
Quem plantou pela primeira vez uma árvore foi Ruan Pablo Sampaio de Almeida, de seis ano e que estuda no 1º ano do ensino fundamental. A espécie plantada foi o Ipê Roxo e ele disse que gostou e que vai cuidar da árvore. “Ela é importante porque dá sombra e vai deixar a escola mais fresca”, disse em meio à timidez.
O estudante do 4º anos, Luis Eduardo Pedroso Carnaúba, já tem consciência dos benefícios de realizar plantações como as de hoje. “Eu plantei a muda de pitanga. Gosto de árvore porque ela absorve o calor, dá fruto, muita sombra. Aqui na escola vai ser muito bom porque aqui é muito quente”, fala o garoto de nove anos.
A coordenadora da escola, Juciney Terezinha de Souza ficou agradecida pela visita e destacou a importância da ação de conscientização voltada para as crianças. “Esse é um projeto de grande importância e é preciso começar pelas crianças. Se todo mundo fizesse isso a realidade seria melhor. Hoje plantaram árvores no entorno da nossa escola e isso vai melhorar a nossa qualidade de vida aqui. Mesmo que a gente seja uma comunidade que está perto da natureza, às vezes precisamos dessa sensibilização. A criança é a base e essa parceria veio em um momento útil porque elas vão multiplicar para sua família”, reforçou.
Foram disponibilizadas mudas de Oiti, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Pitanga, entregues a alunos, professores e pais de alunos.
Verde Novo - O projeto é uma ação do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
O Grupo Petrópolis promove há mais de oito anos ações de reflorestamento e educação ambiental por meio do projeto intitulado AMA (Área de Mobilização Ambiental). E essa parceria com o grupo tem contribuído para que Cuiabá recupere o título de Cidade Verde.
Ciente da responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a concessionária Energisa é também uma das mais recentes parceiras do Verde Novo. Ao desenvolver e apoiar projetos voltados para a promoção social, a empresa promove o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania e a preservação do meio ambiente.
0 coment rios:
Postar um comentário