educação

Plantio de mudas leva alegria a alunos de escola no Coxipó de Ouro

Foi com muita alegria que os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Doutor Estevão Alves Correa, no Distrito do Coxipó do Ouro, receberam, na manhã desta terça-feira (30 de abril) a equipe do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os estudantes da unidade de ensino, localizada na rodovia que dá acesso à Chapada dos Guimarães, próximo ao Rio dos Peixes, participaram do plantio e distribuição de 250 mudas nativas e frutíferas.
Os olhos atentos às explicações durante a palestra sobre educação e conscientização ambiental, feita pelos profissionais do projeto, demonstravam o interesse em aprender um pouco mais sobre o assunto. Os benefícios de se plantar árvores, como fazer o plantio foram alguns dos temas abordados por Rosiani Carnaiba, engenheira florestal do Instituto Ação Verde, um dos parceiros do projeto.
As crianças são primordiais nesse processo de conscientização e aprendizagem, principalmente para difundir as informações. “Um dos objetivos do projeto é a conscientização da arborização urbana na cidade. A gente tem feito essa educação ambiental nas escolas, com a educação básica porque as crianças são muito mais multiplicadoras, elas absorvem as informações de forma muito mais rápida e colocam em prática logo que aprendem”, explica a engenheira florestal.
Quem plantou pela primeira vez uma árvore foi Ruan Pablo Sampaio de Almeida, de seis ano e que estuda no 1º ano do ensino fundamental. A espécie plantada foi o Ipê Roxo e ele disse que gostou e que vai cuidar da árvore. “Ela é importante porque dá sombra e vai deixar a escola mais fresca”, disse em meio à timidez.
O estudante do 4º anos, Luis Eduardo Pedroso Carnaúba, já tem consciência dos benefícios de realizar plantações como as de hoje. “Eu plantei a muda de pitanga. Gosto de árvore porque ela absorve o calor, dá fruto, muita sombra. Aqui na escola vai ser muito bom porque aqui é muito quente”, fala o garoto de nove anos.
A coordenadora da escola, Juciney Terezinha de Souza ficou agradecida pela visita e destacou a importância da ação de conscientização voltada para as crianças. “Esse é um projeto de grande importância e é preciso começar pelas crianças. Se todo mundo fizesse isso a realidade seria melhor. Hoje plantaram árvores no entorno da nossa escola e isso vai melhorar a nossa qualidade de vida aqui. Mesmo que a gente seja uma comunidade que está perto da natureza, às vezes precisamos dessa sensibilização. A criança é a base e essa parceria veio em um momento útil porque elas vão multiplicar para sua família”, reforçou.
Foram disponibilizadas mudas de Oiti, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Pitanga, entregues a alunos, professores e pais de alunos.
Verde Novo - O projeto é uma ação do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
O Grupo Petrópolis promove há mais de oito anos ações de reflorestamento e educação ambiental por meio do projeto intitulado AMA (Área de Mobilização Ambiental). E essa parceria com o grupo tem contribuído para que Cuiabá recupere o título de Cidade Verde.
Ciente da responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a concessionária Energisa é também uma das mais recentes parceiras do Verde Novo. Ao desenvolver e apoiar projetos voltados para a promoção social, a empresa promove o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania e a preservação do meio ambiente.

0 coment rios:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.