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Núcleo de Sustentabilidade colabora com capacitação de servidores

A capacitação que está sendo realizada com servidores de 27 comarcas sobre os procedimentos de arrecadação do Poder Judiciário contou com a colaboração do Núcleo de Sustentabilidade na tarde desta quarta-feira (27 de março), na Escola dos Servidores.
A integrante do Núcleo Ana Carolina Ferreira apresentou aos participantes os atuais desafios e metas do setor com base no planejamento estratégico do PJMT e no PLS (Plano de Logística Sustentável); falou sobre os objetivos de sustentabilidade estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); abordou o tema das licitações sustentáveis e falou da conscientização sobre a responsabilidade socioambiental como um todo.
É importante que eles façam parte desse movimento de sustentabilidade, se sintam integrados e engajados nesse processo de mudança. Percebi que eles foram muito receptivos, há uma mudança gradativa, muitos têm mudado seus hábitos, estão desenvolvendo projetos nas comarcas”, observou a servidora.
Exemplo disso é o projeto pensado pelo servidor Deyner Claudio Barcelos, na Comarca de São Félix do Araguaia (1.150 km a nordeste de Cuiabá), de reutilização da água dos aparelhos de ar condicionado na limpeza das dependências do fórum.
Além de tendência, a sustentabilidade é o futuro. Pequenas mudanças podem fazer grande diferença. A fala do Núcleo foi bastante explicativa, tanto para as comarcas quanto as informações passadas sobre o que é feito pelo Tribunal”, pontuou Deyner.
A chefe da Divisão de Arrecadação do Tribunal de Justiça, Érika Carriel Viana Morais, destacou a importância de acabar com os vícios da impressão nas rotinas de trabalho dos servidores que participaram do treinamento, de forma que eles mudem de comportamento e, assim, influencie os demais servidores no caminho da virtualização.
“A sustentabilidade, a conscientização, a mudança de atitude e comportamento deles vai refletir nos demais colegas nas comarcas. Temos esse papel de dizer que não cabe mais, queremos contribuir com a sustentabilidade nas comarcas. A conscientização vem trazendo resultados para a instituição e para a sociedade, mostrando que o Poder Judiciário está antenado com a realidade do nosso ambiente”, ressaltou.
O Departamento de Controle e Arrecadação do Tribunal de Justiça é o setor que está coordenando a capacitação. Em 2018, o DCA atingiu a meta de 100% dos processos e documentos virtualizados, totalizando cerca de 11 mil processos de protesto e dívida ativa. “Imagine tudo isso em papel. É muito importante divulgar isso, conscientizar todos, não só os servidores, mas também os jurisdicionados. É uma economia muito grande, é um alicerce para o Tribunal”, ressaltou o diretor do DCA, Carlos Alberto da Silva.
Saiba mais sobre a capacitação:

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