A van do Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) ficou estacionada na praça Alencastro, no centro da Capital, na manhã desta quinta-feira (11 de abril) para a distribuição de mudas do projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso. A iniciativa despertou olhares curiosos das pessoas que por ali passavam e que se aproximavam para saber do que se tratava.
Nesta ação foram distribuídas cerca de 300 mudas, que se somam às 36 mil que já foram entregues à população e também aquelas que já foram plantadas ao longo de um ano e meio de projeto. Uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que acompanha o calendário de aniversário de 300 anos da Capital
Por ser um ponto central da cidade, a Praça Alencastro é movimentada, com grande circulação de pessoas então a distribuição é rápida e fácil, foi o que explicou o engenheiro florestal do Juvam, Marcelo Pissurno. “Esse é um local muito especial, pelo menos uma vez por mês estamos aqui fazendo essa ação. Todos quem veem a gente levam mudas. Isso acaba sendo uma vitrine e conseguimos divulgar bastante o projeto”.
Além disso, as pessoas aproveitam para tirar dúvidas sobre como e onde plantar as mudas de forma adequada, de acordo com seu porte e espécie.
Quem garantiu uma muda de Jamelão foi o aposentado Vandir Sguarezi. Ele sabe bem a importância de se plantar árvores e vai plantar a sua no quintal de casa. “Uma árvore, independente de qual seja é muito bom, tanto para o ser humano quanto para os animais. Distribuir essas mudas é muito importante porque estão pensando no futuro. Cuiabá está bastante devastada, sem árvores então isso vai ajudar muito, principalmente no mês de agosto que a temperatura é braba”, falou.
Alunos de uma escola municipal estavam realizando passeio no centro de Cuiabá quando avistaram a van do Juvam. Eles também levaram mudas para casa e no ato, receberam várias informações dos profissionais que trabalham no Juizado Ambiental.
A professora Valdirene Freitas levou mudas de pitanga e falou da importância da distribuição. “Nossas avenidas precisam de arborização, principalmente lugares onde as pessoas fazem exercícios físicos. O sol é muito forte e caminhar na sombra ajuda bastante”.
O projeto Verde Novo estará no sábado (13 de abril) no Sesi Papa, durante o MultiAção e na Praça da Mandioca distribuindo mudas e no domingo (14) realizando plantio e distribuição na Arena Pantanal. Em ambos os dias as equipes estarão nos locais às 8h.
Verde Novo – Uma iniciativa do poder Judiciário, por meio do Juvam, que reúne parceiros como Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas e Prefeitura. A Concessionária Energisa é uma das recentes parceiras que aderiram ao projeto Verde Novo.
0 coment rios:
Postar um comentário